Vídeos de pessoas destralhando suas casas e decorando um ambiente novo é o que mais aparece pra mim no YouTube, e às vezes eu mesma vou em busca desse tipo de conteúdo. Recentemente achei um programa chamado Sort Your Life Out, em que todos os objetos da casa de uma família são dispostos em um galpão enorme pra que a pessoa tenha o choque de ver quantas coisas tem. No fim, como todos os outros vídeos do mesmo estilo, o que restou é reorganizado em um ambiente bonito e funcional. A pergunta que faço é como e porquê a situação chegou a esse ponto. Qual o sentido de comprar algo pra jogar fora logo em seguida?
Primeiro, acho que consumir e comprar é um passa-tempo comum. Nossos passeios são em lojas, shoppings, brechós, feirinhas etc. Nosso tempo fora do trabalho é pra comprar. Digo isso baseado na minha realidade. Nesse ritmo, nossa casa fica pequena pra tantas coisas. Segundo, tem o fator do tempo. Com o passar dos anos, tudo o que adquirimos vai naturalmente se acumulando, até que não temos mais espaço pra tudo. Terceiro, as coisas quebram, ficam velhas, perdem o uso e acabam virando lixo.
Chega um ponto em que nós encontramos com um armário cheio de roupas, mas com a sensação que não temos o que vestir. Temos uma gaveta com vários hidratantes e produtos que nunca usamos. Dezenas de canetas espalhadas por todo lugar, mas nenhuma quando precisamos. Nós vemos obrigados a arrumar essa bagunça que fizemos.
Como fizemos isso? Durante um "festival de organização" como diria a Marie Kondo, será que lembramos porque trouxemos uma blusa que não nos veste bem pra casa? Ou por quê temos um pacote enorme de fermento biológico na despensa? Por que paramos de usar aquela bolsa de florzinhas linda? Qual sentimento vem quando lembramos da sensação boa de quando adquirimos um objeto que agora é indesejado?
Tenho pensado muito sobre isso. Espero poder escrever e pensar mais sobre isso. Quem sabe encontro uma resposta!