Seja na internet, tv ou em livros, existe uma variedade imensa de ideias e sugestões de como decorar uma casa. A cada ano surgem novos estilos e novos itens "essenciais" no mercado de decoração. Muitas vezes as novidades são o reflexo de como vivemos agora, adaptando nossos lares a cada nova fase da vida. Mas a maioria dessas novas tendências são fruto do mercado, que cria novidades pela aparência e não pela necessidade. Não estou fazendo mais uma crítica boba ao mercado de consumo, mas pensando no que é essencial pra construir um lar, independente do estilo.
Não estou pensando no que é essencial pra viver, que nem o minimalismo. Gostaria de saber o que precisamos numa casa pra vivermos bem? Me fiz essa pergunta logo que me casei e precisei listar o que tínhamos que comprar pra morarmos na nossa casa nova. Foquei nos básicos e fui adquirindo o resto conforme a necessidade surgia e até agora temos vivido bem, mas não temos muita decoração. Que tipo de decoração é legal de ter, pra que nossa casa pareça um lar e não um bunker? Que tipo de decoração realmente faz diferença e qual é apenas mais um produto da moda que não tem nada a ver comigo?
Enquanto pensava nisso, lembrei da casa em que cresci. Era uma casa muito engraçada, cheia de bagunça e desordem. A maioria das coisas foram doadas e não tinha nada, absolutamente nada, de decoração. Esse, no entanto, foi meu lar durante toda a infância. Essa casa passou por uma reforma e eu nunca mais vou voltar pra aquele lugar que às vezes eu amava e às vezes achava horroroso. Uma vez meu tio me disse que nossa casa não precisava ser tão bagunçada, que não era porque éramos pobres que não podíamos ter uma casa com cara de lar. Confortável, acolhedora, bonita, funcional... Um lar. Uma casa simples.
Tentei redesenhar a planta da casa e a decoração simples dos ambientes, para imaginar como seria meu lar. Sem recorrer a nenhum estilo de decoração e arquitetura, apenas mobiliando e decorando como provavelmente poderia ter sido.
Na área, vasos de planta da minha vó e roupas no varal. Na sala, sofás confortáveis, um banco no centro pra por os pés, um rack com tv, rádio, cds, livros e fotos da gente. O quarto da minha tia, com cama, abajur, guarda-roupa, tapete confortável e abajur. O quarto dos meus tios com duas camas, duas cômodas pra cada um e um quadro de praia na parede. O banheiro com potinhos coloridos pra guardar cotonete, algodão e as escovas de dente. A cozinha com uma mesa grande pra todo mundo se sentar e um quadro grande de quebra-cabeça que todos montaram juntos. A suíte dos meus avós, com um armário de madeira e fotos da família na parede. E mais um quarto de visitas, com uma vela cheirosa na mesinha de apoio.
Posso ficar um tempão imaginando esse lugar, que na minha infância muitas vezes eu sonhei em encontrar. Eu não queria uma casa super decorada, na moda e bonitona. Eu queria uma casa simples.
A Bíblia fala que a mulher sábia edifica a casa. Espero poder edificar minha casa simples e dar a minha família o prazer de rememorar um lar agradável.