30.4.25

Fotos incríveis, uma poesia

"Tire fotos incríves com seu celular com esses dois passos simples.

Passo 1: olhe. Olhe com atenção. Olhe a luz do sol caindo sobre a terra, as cores e formas ao seus redor. As pessoas, os animais e os objetos inanimados. Olhe através dos olhos de outros artistas. Visite exposições, leia livro de imagens, vá a shows. Olhe para o mundo e permita se encantar com a beleza que te cerca. 

Passo 2: Clique. Seu celular nada mais é do que uma câmera que faz ligações e ele está sempre com você. Nunca na história da humanidade pudemos fotografar tanto. Clique sem medo de errar. Clique para compartilhar o que só você está vendo. Clique para ver como as coisas ficam congeladas. Clique seu gato, seus amigos e as pessoas que encontra a caminho pro trabalho. Clique sua família, seu prato de comida. 

Olhe, clique e repita. 

Olhe, clique e repita."

📺 Tito Motta, fevereiro de 2025

23.4.25

Just do it

Esses dias vi um vídeo entitulado "já consumimos demais, agora tá na hora de criar". Eu, que tenho estado online há bastante tempo, já salvei várias ideias no Pinterest, Instagram, Facebook e até nos favoritos. A avalanche de ideias legais e soluções criativas pra problemas comuns parece finalmente ter me soterrado. É tanta coisa salva que mal me dediquei a pôr algumas delas em prática. E isso é normal, de certa forma. Um livro de receitas, por exemplo, raramente é testado do início ao fim. Não vivemos pra pôr truquinhos em prática, nossa vida é mais do que isso.

Como diz aquela música bonitinha do Mr. Rogers (You’ve Got to Do It), ficar imaginando como seria legal fazer algo nunca vai ser suficiente pra realizar isso de fato. Então, apenas faça! Foi isso que o rapaz do vídeo me fez perceber, que todos nós somos capazes de realizar muitas coisas, mas estamos nos escondendo atrás do comodismo, da preguiça ou da divertida tela do celular. O Darrow Miller falou uma vez que ele sempre olha pra uma criança imaginando que dentro dela existe a potencialidade de ser alguém extraordinário. Antes do extraordinário, cada ser humano é capaz de fazer e criar tantas boa, e parece que eu esqueci disso.

Uma das coisas que o rapaz do vídeo comenta, é que ele cometeu o erro de passar um ano lendo o máximo de livros que conseguia, com o intuito de aprender pra poder produzir. Só depois de um ano e muitos livros dpois, ele se deu conta que já tinha conhecimento suficiente pra criar bastante coisa. A princípio não seriam coisas geniais, ou do jeito que ele imaginava exatamente, mas seriam coisas reais as quais ele poderia refinar e melhorar. Por isso, faça.

Eu posso cozinhar, escrever, decorar, limpar, organizar, colecionar, explorar, conhecer, fotografar, gravar, editar, passar, listar, bordar, costurar, crochetar, viajar, vestir, reformar, conversar, resolver, ensinar, preparar, resumir, anotar, construir... Olhar pra uma tela cheia de informações e, confortavelmente parado, permanecer assim enquanto vê coisas bonitas, não é nada desafiador se comparado a uma página em branco. Mas é no movimento da nossa mente e do nosso corpo que vamos nos conhecer e ser conhecidos. Mantenha-se em movimento.

📺 You’ve consumed enough. God wants you to start creating

📻 You’ve Got to Do It, Mr. Rogers

17.4.25

O meu corpo

"Não tenho medo de ver os seios crescendo e nem a barriga aumentando. Embora sempre volte para esse ponto... não. Não cresce outro ser dentro de mim. Cresce eu. Não tenho vergonha de crescer. As bochechas, coxas, braços, bunda crescem. Mulheres não podem engordar, eles compactuam. Há tantos dias escuto que estou precisando de uma dieta. Acho que são é as palavras cruéis que devem ser cortadas. Minha carne não, permaneço eu. Me reconheço na mudança. Mas, confesso, ás vezes bate fundo querer voltar aos quilos da adolescência. Mas olhe pra mim: sou uma mulher, respeito meus processos. Entendo meu corpo - que não me ilude em querer estar em outro. Me vejo cada vez mais forte. Entristeço com as roupas que tenho apego emocional. Elas não cabem mais em mim. Ou oposto. Eu não me adequo a elas, a eles, aos outros. Me encaixo em mim.

Relaxe, seu corpo se transforma.

Seu corpo te transforma. Esteja disposta a ser você, seja como você seja ou esteja sendo."

- Brenda Louise, Novembro de 2018

9.4.25

Reflexos

"We were never meant to see our own faces, just blurred reflections in water. Until mirrors were invented, then cameras, then social media. We now see millions of faces every single day to compare ourselves to. But the difference is other people do not study your face like you do, they see you in moments and laughter. You are not an image. You are an experience"

- Jaycie's diary

3.4.25

Casas mágicas: Hannah K. Metz

A decoração meio bagunçada e High-Low das estilistas nova-iorquinas é minha favorita! Nada prático e uma memória bonita em cada canto.

📷 Hannah Kristina Metz home, 2008.