É mais fácil

"É mais fácil para quem é herdeiro. Lembro lendo essa frase e pensando que não tinha como contestar, realmente é mais fácil. Eu sou herdeira com letra maiúscula. Não necessariamente uma herança financeira, mas cresci protegida de perigos e exposta a beleza. Nunca passei necessidade, nunca fui abusada, nunca foi me dado motivos para odiar alguém, nunca pensei em divorciar do meu marido, nunca me odiei, nunca passei um dia que eu me lembra sem falar com Deus, até mesmo não consigo pensar em um dia que me marcou como ruim. Eu olho para essa lista e penso como isso é possível!? Que loucura!

Óbvio já fiquei com muita raiva de pessoas e comigo mesma. Já chorei muito e já tive dó de mim mesma. Já desprezei o meu próximo e os que à amo. Já passei momentos que quis sumir. Já me arrependi de tantos erros, pecados e vícios. Para mim isso é óbvio não estou debaixo de alguma ilusão: com toda certeza sem Cristo eu não presto.

Mas porque que é mais fácil para mim? Será porque os meus pais escolheram andar na luz da Palavra de Deus e me instruíram nela? Pode ser algo tão tosco assim? 

Não tenho uma resposta impressionante, uma com frase de efeito brilhante. Porque a verdade é que eu realmente acredito que seja isso-muitas e muitas decisões de pessoas que vieram antes de mim. Pessoas fieis. Pessoas que não tiveram o que eu tenho hoje e mesmo assim Deus esperavα α mesma coisa delas que Ele espera de mim: que seja fiel.

Sou tão grata ao meus pais que foram realmente assim. Eu não tenho dúvidas que eu colho frutos que eles plantaram. Todos os dias o vi buscando andar de acordo com a Bíblia, incluindo a parte de ser rápido para pedir perdão.

Sei que todos tem a suas próprias experiências e que felizmente nunca foi e nunca será a família natural de ninguém que define a sua salvação ou fidelidade. O Sangue de Jesus nos marca de uma forma muita mais dramática do que que qualquer pessoa ou pessoas poderiam nos marcar (Romanos 8). Mas não é em vão que Cristo nos ensina como viver e gastar o os nosso dias.

Aos que submetem ao Seu senhorio há delícias, e delícias que fazem todos os desconfortos da terra virarem mais leve e fáceis. Heranças que são colhidas por nossos filhos e os seus filhos. Sim heranças terrenas, confortos naturais, mas por melhor (muito melhor) delícias mais valiosas do que isso-chão andado que possibilita novos terrenos a serem andados.

Se não foi fácil para você, tenha coragem, será mais fácil para os seus filhos e os filhos deles. Que o difícil de hoje não seja desperdiçado, que seja chão.

Para nós que nascemos em berços de ouro que não façamos esses berços de ídolo-que não fiquemos confortáveis demais e durmamos enquanto é dia.

O Mestre voltará e todos nós prestaremos conta."

- Priscila Subirá

Tudo depende de mim?

"Eu sei o que é sentir-me sobrecarregada. Lembro-me do tempo em que passar à tarefa seguinte parecia mera sobrevivência. Sei o que é privação de sono. Sei o que é levantar de manhã e duvidar se sou capaz de mais um dia a testar os limites. Lembro-me do tempo em que nada parecia estar terminado e em que arrumação era um conceito a ser redefinido.

Não estou mais nessa fase. Consigo ler um livro num curto espaço de tempo. A casa vai permanecendo arrumada. Recordo-me de montar estratégias para tornar a vida menos caótica. Simplificar o que precisava ser descomplicado, planejar. O problema que encontrei é aquele que continuo a encontrar, mesmo já não tendo 4 pequenos: acreditar que tudo depende de mim. Acreditar no meu desempenho, em horários bem planejados e na minha capacidade de manter as coisas sob controle. Há problema em querer fazer as coisas bem, em planejar e em tentar controlar? Não necessariamente.

Mas.
Há sempre um mas. Quando nos concentramos nas nossas capacidades e tememos as nossas circunstâncias mais do que confiamos em Deus, aí está o problema. Lia hoje que onde existe o Espírito, aí há liberdade (2 Coríntios 3:17). Uma mulher livre confia em Deus mais do que teme as circunstâncias. Se em vez do meu cansaço eu me fixar no Deus que nunca se cansa, eu vivo na sua força e não na minha fraqueza. Se eu confio em Deus que sabe de cada pormenor da minha agenda, confio na sabedoria que ele dá a cada passo, em vez de me assoberbar com tudo o que tenho para fazer. Se eu confio que Deus me deu os filhos para apontar para ele, a cada desobediência eu reajo com menos irritação e mais misericórdia.

A vida mudou e eu continuo a arranjar formas de me sentir sobrecarregada. Descobri, com o passar do tempo, que o planejamento, a intencionalidade, a organização são ferramentas úteis ao meu dispor, mas que elas só são eficientes se forem usadas com os olhos postos em quem Deus é. Quando eu contemplo e medito no meu Salvador, eu descanso naquele que controla, que cuida, que renova forças e se compadece. A vida não fica subitamente mais fácil, mas saber que não estou sozinha muda toda a perspectiva. Eu não sou capaz? Não sou, ele é que é. Que consolo."

Vai e vem

Arrumar as malas é sempre difícil pra mim. Todo o processo de dividir peso de um lado pro outro me deixa cansada e eu quase tenho vontade de não levar nada. Me questiono se não estou levando coisas demais, na expectativa de que alguns desses objetos me lembrem dos momentos maravilhosos que tive nas férias. Será que na nossa casa vamos usar tudo isso?