Tv de tubo

No filme da Amélie Poulain, tem uma cena em que ela entrega uma VHS misteriosa pro senhor Dufayel que mora no prédio dela. Ele é meio ranzinza e nunca sai de casa porque tem ossos de vidro e qualquer passo pra fora seria fatal. Dedicada a ajuda a humanidade, Amélie grava numa fita cenas que mostrem a Dufayel uma leve ideia do quão extraordinário é o mundo lá fora. Essa cena me encantou desde a primeira vez que vi e continua me encantando todas as vezes que reassisto. 

Como uma criança que vivia num pequeno bairro de Fortaleza, a TV era pra mim uma viagem a locais que eu me alegrava em saber que existiam. Meus olhos e meu coração se abriam. A Terra é uma estranha mistura em que coisas muito lindas existem ao lado de maldades terríveis. Em momentos em que tudo ao meu redor era feiúra, algumas curtas cenas da minha tv de tubo me faziam lembrar de Deus, do mundo bonito que ele fez.

Hoje, o Youtube é pra mim como aquela VHS da Amélie tocando na tv de tubo. É como uma lupa por onde eu observo a beleza da natureza, das pessoas. Como Deus decorou a Terra. Como as pessoas decoram o espaço com arte. Como elas decoram o tempo com música.

Secret style icon: Sâmia Marsili

Como uma típica mulher rica do Rio de Janeiro, católica praticante e mãe de sete meninos, a Sâmia Marsili tem um estilo super elegante e tradicional. Aaaaa! Ela varia um pouco nas cores e tecidos, mas quase sempre ela veste mangas longas, peças de alfaiataria super elaboradas, marcando o corpo d eum jeito super elegante. No universo em que eu sou uma advogada praticante, eu amaria me vestir assim pra trabalhar todo dia!

Escrever pra conhecer

A descrição do Instagram da minha prima é a seguinte: "Bob Dylan por Zé Ramalho - Quantos caminhos se tem que andar - Antes de tornar-se alguém? Vou registrar e descobrir". E realmente, ela posta com frequência sobre o que tem feito e vivido, como se fosse 2013. Eu amo, especialmente porque estamos longe e eu sinto muita saudade.

Essa ideia de registrar pra se conhecer - "pra tornar-se alguém" - me lembrou de quando ela me explicou que as crianças usam as brincadeiras de faz-de-conta pra recriar situações que viveram e assim comreendê-las melhor. Por isso bonecos são ótimos presentes pra crianças, porque essas brincadeiras são fundamentais pra elas entenderem um pouco quem são e do complexo mundo ao seu redor. Minha prima é pedagoga, então tenho certeza que ela é expert no que tá falando.

Entender isso me deu um sentimento enorme de alívio. Desde que aprendi a escrever eu tenho diários, tenho até hoje. Por muito tempo, especialmente nesses últimos anos dos meus 20, eu acreditei que escrever em diário era um costume adolescente que eu já deveria ter deixado pra trás. Frequentemente eu me questionava o sentido de escrever o que acontecia no meu dia, já que eu tinha uma vida tão comum. Graças ao amor da Victória pelo Bob Dylan, e aos pedagogos que fizeram essa maravilhosa observação sobre a humanidade através das crianças, eu entendi que eu registro pra observar de outro ângulo o que tenho vivido e quem estou me tornando. Na história da minha vida, que tipo de personagem eu sou? Quais caminhos eu andei, pra me tornar quem sou? Vou escrever e descobrir.