Cerca de 4 anos atrás, eu fiquei curiosa de saber como eram as comidas nos tempos bíblicos, especialmente aquelas mencionadas no Antigo Testamento, já que vez ou outra um bolo de uva-passas, por exemplo, era dado como presente pro rei. Fiquei pensando por que não comemos mais esse tipo de receita que parecia ser tão nobre.
Recentemente também fiquei intrigada que, no final do livro de João, está escrito que Jesus come peixe com pão depois de ressucitar. A curiosidade voltou e fiquei pensando como foram as refeições de Jesus. Será que eram todas tão simples assim?
Consegui parte dessas respostas nesse livro lindinho que achei na Open Library anos atrás. Através do estudo da Bíblia e da arqueologia, os autores conseguiram identificar alguns hábitos alimentares da época e ainda recriar algumas receitas, tipo as famosas lentilhas de Esaú que eu sempre quis provar. Descobri que ele vendia no Thrifit Books por menos de $10 (com frete) e fiz essa compra meio que pra ver no que ia dar. Como fiquei feliz quando chegou!
O livro tem uma versão mais recente, mas essa edição de 1986 ganhou meu coração pelo estilo vintage. Quando abri o pacote, vi a etiqueta do brechó que eu sempre vou e fiquei chocada com o preço. Como um livro que deve ter levado tantas horas de estudo e teste de receitas pra ficar pronto pode custar tão barato hoje em dia?
Quando li pela primeira vez, pela Open Library, fiquei maravilhada com a diversidade de frutas, grãos e outras comidas milenares que saíram do nosso cardápio. Lembro de ter ido ao supermercado e feito uma compra inusitada com o máximo de ingredientes que eu conseguisse encontrar. Confesso que a cevada e o millet ficaram um bom tempo na despensa. Agora com um bebê em casa, não sei quais receitas vou fazer, mas a sopa de vegetais de Daniel com certeza vai ser uma de nossas jantinhas!




Nenhum comentário:
Postar um comentário