Bianken

Bianca Margarita Damin Tavolari é uma super estudiosa, graduada em direito e filosofia pela USP; mestre e doutora em direito pela USP e participante de muitas outras pesquisas incríveis sobre direito que me fazem lembrar muito da Ana Maria D'Ávila.
Ela também foi uma blogueira, blogueira raiz, please. Ela teve o Vesperis.net, que teve duas versões em 2003-2004 e depois em 2004-2005, antes teve o artificial-rain.net em 2002-2003. Ela também teve um fotolog showzíssimo, em 2003-2005. Uma adolescente na web, entre os 13 e 16 anos. Em todos esses sites ela fazia coisas incríveis: criava layouts geniais, publicava fotos da hora, escrevia diarinhos que poderiam ser livros e compartilhava fatos da vida dela com uma inteligência e autenticidade muito sutil.

Enquanto eu consigo lembrar pouco da minha adolescência (eu deveria ter escrito em mil diários!!!!!!!!!!!!!), eu consigo saber muito da vida da Bianca e de como foi ser uma adolescente paulista com internet. Os diarinhos digitais dela, que eu consigo acessar pelo Wayback Machine, são obras raras que eu adoro porque embora os dramas adolescentes sejam aparentemente comuns, a forma como ela os registrou é cheia de significado. E uma mulher tão incrível como é hoje, arrasando no grupo poderoso de mulheres na ciência, com certeza foi uma adolescente autêntica e muito inteligente.
A Bianca viveu o que a Lia chama de Época de Ouro dos blogs, em que a turma toda se conectava, criava layouts geniais, tirava fotos mega criativas e fazia um planetinha de html. Cada blog era como se fosse uma casa, um acesso a mente da pessoa, e os outros iam lá visitando, fazendo seus comentários bacanas e de repente todo mundo era amigo e se conhecia. Era comum todo mundo comentar como o layout era bonito, ou como o dono do blog era legal, porque, talvez, fosse legal curtir e elogiar a casa bacana das pessoas.
A Bianca também teve um adolescência legal de se observar não só por isso, mas porque ela era inteligente, falava alemão e inglês, estudava em uma escola alemã, lia livros a mil, viajava muito, se envolvia em projetos sociais, era super nerd (do jeito legal), escrevia bem de verdade com várias palavras rebuscadas, e tinha opinião pra tudo! Gente inteligente tem muita opinião.

Por essas e outras, que eu queria guardar o blog dela pra sempre em um livrinho digital, um pdf, um zine, o que quer que seja. Eu amo os anos 2000, amo a criatividade das pessoas pra aprender html sozinhas, pra criarem um mundo em que elas podiam se expressar. E amo blogs, e amo mulheres/meninas inteligentes que sempre tem opinião sobre tudo e querem saber fazer de tudo. Enquanto isso, fico um tempão caminhando pelos corredores digitais do Internet Archive como se fosse uma biblioteca, e os blogs fossem livros, andando de Wayback Machine pelos palácios vetorizados dos anos 2000.

Alguns layouts que ela fez:



p.s.: qualquer semelhança do meu blog com os lays dela, não é mera coincidência.