Lar

Comecei a ler um livro escrito por um conhecido muito querido. Enquanto lia, fiquei imaginando meu amigo escrevendo, interrompendo a esposa pra ler um trecho, recebendo os filhos pra darem uma olhada em um novo capítulo, conversando com amigos durante o almoço sobre ideias e controvérsias... E isso me fez pensar que esse livro maravilhoso que estou lendo foi feito na casa dele. E aí entendi o que faz um lar.
Lembrei também de Maria, mãe de Jesus, que obviamente teve seu próprio lar com José depois que Jesus nasceu. A arquitetura e design de sua casa eram diferentes da minha, mas os elementos que faziam de sua morada seu lar, são os mesmos pra mim.
As pessoas vão dizer que um lar é um imóvel mobiliado e decorado com os mais variados itens, que precisam ser renovados a cada novo período. Mas isso é conversa de vendedor, que sabe criar necessidade onde não existe. Na realidade, os móveis e objetos devem vir conforme a nossa vivência for formando o lar. Por isso que algumas casas estilo showroom super bem decoradas me parecem tristes às vezes, porque não tem vida nenhuma ali.  
Um lar é onde nos sentimos seguros; é onde ficamos à vontade; é onde nos arrumamos para aproveitar a vida lá fora; é onde descansamos em paz; é onde conversamos e apreciamos aqueles que mais amamos; é onde preparamos e comemos refeições, sejam rotineiras ou especiais; é onde comemoramos nossas conquistas ou lamentamos perdas; é onde guardamos nossos "sentimental treasures" e itens de recordação; é onde realizamos nossas ideias; é onde temos ideias; é onde lemos livros, vemos filmes e ouvimos música; é onde fazemos aquilo que gostamos: tocar, costurar, desenhar, plantar, cantar... É onde a gente cresce e floresce.