28.12.25

Redes-sociais pro ano-novo

Faz um tempo que encontrei esse texto escrito por um dos melhores professores que tive na faculdade. Relendo agora, vejo como sua reflexão filosófica e suas dicas práticas vêm a calhar nessa fase de renovação que estamos.

"Vamos refletir sobre como burlar um sistema que foi projetado para fazer você se sentir sozinho, desprotegido para que se adeque ao sistema de valores da nova realidade das mídias sociais – lembre-se: depressão pode ser altamente lucrativa para alguém!

Pesquisas tem comprovado o quanto as mídias sociais podem dilacerar a alma humana, distorcendo a realidade e gerando vazio de valores e sentidos. Você precisa se proteger disso. Evite usar seu tempo disponível somente para focar nas redes sociais. Em meio aos seus trabalhos diários, para cada minuto de interrupção, se levante, dê uma volta, estique as pernas, dê uma volta no quarteirão ou faça pequenos exercícios com as pernas e braços. Esse movimento vai ajudar seu corpo.

A meta é se conectar com o mundo real ao seu redor. Cumprimente as pessoas na rua… Pare para ver vitrines… Caminhe pelas praças… Troque palavras gentis com as pessoas… Se fotografe para você ver sua trajetória de si mesmo, sem medos e julgamentos. use o telefone como um diário de campo sobre si… O nome disso é autocuidado."

Eu diria mais, o nome disso é cuidado com os outros também!

Um comentário:

  1. caramba, me pegou de surpresa. eu sou uma pessoa que tem depressão crônica, uso as redes sociais (principalmente o tiktok) como uma fuga do mundo real (fico vendo edits, comentários etc). e nunca consegui totalmente me livrar de redes sociais, pq o wpp eu preciso para me contatar com alguém, o instagram pra ter notícias de processos seletivos e editais, tiktok pra o que já citei.

    sou uma pessoa muito isolada, então a internet sempre foi pra mim uma zona de fuga, acontece que a internet tmb me deixa muito mal. é um lugar muito hostil e insalubre.

    acho que a carapuça serviu ao ler esse, hein!

    ResponderExcluir